Análise de Mercado
“É melhor prevenir do que remediar”, ”O seguro morreu de velho” e “Nunca teste a profundidade do rio com os dois pés”. Você já deve ter escutado, de algum parente ou amigo, alguma dessas frases como uma advertência para sempre sermos precavidos em nossas ações. Apesar de serem somente provérbios, esses ditados populares podem se encaixar muito bem como uma analogia a importância da análise de mercado quando o assunto é a abertura de um negócio próprio.
Montar uma empresa não é tarefa fácil, tendo em vista que o empreendedor sempre está sujeito a riscos em seu negócio, devido a alterações no cenário em que está inserido.
Entretanto, há uma ferramenta que possibilita ao empresário reduzir suas possíveis falhas e obter uma maior segurança em relação ao seu empreendimento: a Análise de Mercado.
A Análise de Mercado nada mais é do que uma fase de coleta de informações acerca do segmento de mercado em que você pretende atuar. Esse processo deve ser capaz de reunir dados acerca de diversos fatores relacionados ao seu negócio, levando em conta as características gerais de seu segmento.